quarta-feira, 26 de maio de 2010

uni1_ativ1.2_navalda

Educação e tecnologia – novas tecnologias da educação


De acordo com o vídeo assistido “Educação e tecnologia, entrevista com Ladislau Dowbor”, podemos perceber que algum tempo atrás existia a necessidade do aumento das máquinas no mundo, hoje percebemos que temos muito mais necessidade de conhecimento em todas as áreas, pois a cada dia surgem novas tecnologias e cabe a nós saber como e para que utilizá-las. E a escola tem um papel fundamental nesse processo de evolução.

É necessário, então, repensar o papel da escola em um sentido mais amplo, pois não é só mudar o currículo escolar, mas sim pensar em uma escola ”menos lecionadora e mais organizadora e articuladora dos diversos espaços de conhecimento”.

O espaço de conhecimento está cada vez mais aumentando e as informações caem como verdadeiras “bombas” vindas de diversos lugares, como: televisão, internet, escola, rádios, entre outros. Devemos, então, selecionar o que realmente é necessário para nós e para nossos alunos.

O contato com as novas tecnologias amplia o horizonte dos educadores e oportuniza novas possibilidades pedagógicas, em que o professor deverá utilizá-las como um meio de melhorar a qualidade de ensino.

Portanto, atualmente, sentimos a necessidade de integrar a tecnologia à todas as áreas do conhecimento e sabemos que os recursos tecnológicos devem ser usados mais como uma ferramenta na construção de conhecimentos. E o professor deve reconhecer seu verdadeiro papel frente as novas tecnologias e ser parte desse processo de evolução, procurando sempre se atualizar, qualificando-se para aperfeiçoar sua prática pedagógica e adequar esse novo conhecimento à aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário